Bugatti Veyron, será o supra sumo dos automóveis?


Bugatti Veyron 

Por toda a Internet vejo toda a gente louca com o carro mais rápido de sempre; fotos e fotos são tiradas para surpreender os amigos e para dizer que viram o melhor carro de sempre. Mas será mesmo?
Na verdade do Bugatti veyron não revolucionou nada, do que toca á engenharia automóvel, não é nada por ai além.

 Na verdade não trouxe nada de novo, que possa ser empregue nos nossos carros, por exemplo. A Bugatti concentrasse apenas em números, vários cilindros, vários turbos, velocidade e mais velocidade. Há uns tempos um carro designado Venom GT foi lançado para o mercado. O Hennessey Venom GT foi introduzido em 2010 e é fabricado pela Hennessey Performance Engineering. O supercarro é baseado num Lotus Elise e a produção será limitada a 5 unidades.
Venom GT - Recorde Mundial do Guiness como o carro mais rápido do mundo.

Alimentado por um motor V8 de 6.2 litros, que na verdade foi também utilizado no Chevrolet Corvette ZR, desenvolve uma potência de 725 cv. Este motor V8 está acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades, de acordo com Hennessey, o carro atinge uma velocidade máxima de 440 km/h e atinge a marca dos 100km/h em apenas 2,5 segundos.
Rapidamente foi declarado como sendo o carro mais rápido de todos, mas a Bugatti rapidamente se apressou em construir um novo Veyrom de modo que o pessoal do venon GT não se ficasse a rir.

Depois será que recompensa mesmo que se tenha muito dinheiro comprar um Bugatti ?
Será que um Veyron aguenta fazer arranques, Drfts, travagens bruscas como aguenta um Porsche?
Na verdade eu acho o carro feio, se não tivesse rodas, jamais diria que aquilo é um automóvel.


Ron Dennis

 “é um completo pedaço de lixo”; “acredito que posso olhar para várias mulheres e ver beleza na maioria delas, mas eu não consigo olhar para o Bugatti. Acho que ele é feio como um porco”
 Ron Dennis - presidente da Mclaren Automotive



Os problemas mecânicos do Bugatti : Uma revista inglesa fez os cálculos, manter um veyron custa a nada mais que de R$ 500,000,00 ao ano, isso se o dono andar apenas até 25.000km/ano. Os pneus custam o equivalente a R$ 50.000,00 e duram apenas 4000km. Uma revisão anual custa 36.600R$, ao passo que a mesma coisa num Ferrari Enzo não passa de 4.800R$. Custa mais manter um Veyron do que um avião privado.



A verdadeira revolução na industria automóvel foi sem duvida o McLaren F1:

- Foi construído em 1993 e apenas em 2005 o seu recorde de velocidade 386km/h  foi quebrado
- Foi o primeiro verdadeiro monocoque de carbono desenhado para um carro de estrada.
- A sua suspensão macia, pode perfeitamente ajustar-se para carro de passeio
- A sua estrutura permite com que faça curvas como um autentico F1
- Brilhante construção (espaço de bagagens, 3lugares, tamanho reduzido, utilização de espaço, etc)
- Utilização de materiais exóticos para poupança e melhor destribuiçao de pesos.
- Carácter dinâmico brilhante e facilidade de condução a baixas velocidades sem recorrer a qualquer tipo de electrónica ou tracção integral.
- Apesar do design ser do inicio da década de 90, ainda passa a impressão de ser bastante actual. É sem dúvida um dos designs de desportivo e mais belos. As suas formas inspiram velocidade.
- O conceito de espaço; ao contrario dos dois bancos que costumavam ter os carros "desta categoria", o Mclaren F1 tem 3 bancos onde o condutor ficava no meio e os 2 passageiros ao lado, ainda tem bagagem, e o condutor pode abrir as portas sem sair do banco
- Foram convidadas duas empresas para fabricar o motor: a Honda e a BMW. A Honda alegou que não tinha interesse no projeto; já a BMW.

Mclaren F1

Acredito vivamente que o MclAREN F1 ate podia passar a barreira dos 400km/h, mas a ideia de Gordon Murray era apenas em fazer o melhor carro desportivo de sempre, e não bater recordes tal como a Bugatti, o facto de alcançar os 386kmh não foi de todo planeado pela McLaren, a BMW surpreendeu Gordon Murray, superando as suas expectativas: ao invés dos 558 cv pedidos, o motor tinha 636 cv.

Gordon Murray - Criador do Mclaren F1

McLaren F1 é até hoje o carro de rua com motor aspirado mais rápido do mundo. Parte do sistema de escape recebeu o revestimento de ouro puro 24 quilates. A aplicação do ouro, neste caso, não se deve a uma extravagância: mas sim porque o material é um óptimo condutor térmico e arrefece com facilidade, algo necessário quando o motor é uma verdadeira bomba de força.

Parte do sistema de escape do Mclaren é em ouro puro

O Mclaren F1 hoje em dia não não era considerado um carro perfeito devido ao facto de que na época não existiam as tecnologias de hoje. Ainda assim o motor teve versões mais potentes nos carros de competição e acabou por ganhar as 24 horas de Le Mans. Enquanto a Bugatti nunca ganhou nada, mas bom também não foi projectado para isso, mas então para que foi ?

Bugatti Veyron vs Mclaren F1


A BMW provou que consegue ser uma grande marca, conseguiu extrair 627cv num motor V12 em 1993. Hoje, possivelmente conseguiria extrair 900cv. Isso também só prova que apesar da BMW não possuir nenhum super carros como a Audi (R8), eles podem construir sem qualquer problema.

O Veyron, com nada mais nada menos que 10 radiadores, com um bloco enorme, 16 cilindros em W, turboalimentado, possui potencia especifica (cv/l) menor que a do Mclaren F1, fabricado anos antes que é aspirado, sem ajuda de turbo algum.Com isto quero dizer que o Veyron teria muito que aprender com o Mclaren F1 em termos de engenharia.

1 comentário:

  1. Ótima reportagem. Sobre o Veyron, ele me parece uma barata, um inseto. Eu me recordo da pista de Tarumã, RS, Brasil, anos 70, classe turismo, quando o pesado e recém chegado Maverick V-8 parecia um tapete voador nas retas, tipo coisa d'outro mundo, mas perdia nas curvas para o velho e bom WV fusquinha. Carro não é apenas motor e 2 tn sobre rodas dizem muito a esse respeito. Valeu pelo post!

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.