Motores de alumínio vs motores de ferro fundido

Os motores de alumínio ganham espaço na indústria automobilística, praticamente todas as marcas optam por blocos em alumínio, as vantagens são:

- Redução de peso, num motor PSA 1.6 por exemplo existe uma redução na ordem dos 20kg
- Proporciona também melhor controle de temperatura do motor e menor tempo para aquecimento, com benefício directo ao consumo.
- Redução de necessidade de compra de componentes e, consequentemente, custo logístico e operações de montagem
- Os blocos de alumínio tendem a ter menos juntas.

Desvantagens em comparação com o motor de ferro fundido

- A tendência do alumínio a  distorcer sobre pressão pode danificar os furos do cilindro e alargar folgas, o que pode prejudicar a potência do motor. Apesar de isso ser difícil acontecer devido ao facto de o alumínio dificilmente sobreaquecer demasiado.

Puxar pelo motor a frio

Com a vinda dos motores construídos em alumínio criou-se o mito de que os motores já vêm preparados para levar com as rotações máximas em frio. 

È verdade sim que o alumínio permite que os carros aqueçam mais rápido, os oleos hoje em dia são projectados para percorrer rapidamente o motor e atingirem todas as partes, existe o chamado "corte" em alguns veículos, que enquanto estes estão com o motor frio, não permite que ultrapassem umas determinadas rotações.

Apesar de tudo isto, nunca se deve puxar pelo motor a frio, pode danificar o motor.
Ao contrário do que dizem alguns "mitos urbanos" o aquecimento da mecânica deve ser feita em movimento e não com o carro parado ao ralentim.

Outra coisa muito importante; é que a temperatura da agua que vocês vêm nos vocês manómetros, a temperatura da agua chega aos 90º em 8 quilómetros enquanto que a do óleo demora uns 14, ou seja quando a da agua estiver ideal, não significa que já podem puxar pelo regime máximo de rotações do automóvel, convém andar mais uns quilómetros até tudo estar OK.

25 comentários:

  1. Gostei muito destas informações. Obrigado.

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  2. Gostei muito destas informações. Obrigado.

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  3. Então um motor de bloco de ferro e cabeçote de ferro durará mais em relação a um de Alumínio ? Ex:Um motor V8.

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  4. Então um motor de bloco de ferro e cabeçote de ferro durará mais em relação a um de Alumínio ? Ex:Um motor V8.

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    1. Um bloco de motor de alumínio só tem vantagens, se o circuito de refrigeração falhar o alumínio sofre mais do que o ferro só isso. Mas por outro lado como já dito, o aluminio é mais leve e faz com que o motor atinja mais rápido a temperatura optima de funcionamento de um motor

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    2. Muito bom essa informação foi muito útil, odre humano vive em uma vida corrida sempre com prazo curto pra tantos afazeres, com um motor bloco em alumínio tem que si ter um pouco de paciência e revisão em dia corre tudo bem ..

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  5. Alguém sabe me informar se o motor do C4 2.0 é todo em alumínio ou o bloco é em ferro? Abraços e Parabéns pelo Post!

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  6. Esqueceu de colocar que se o carro superaquecer seu motor já era. Vai entortar o bloco e vai ter que fazer o motor. Corra de carros de bloco de aluminio.

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    1. Mas Corolla, Civic, Focus, Fusion, creio que todos são alumínio, então quem quer um desses fica sem se for correr dos que tem aluminio.

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    2. Uai amigo, futuramente todos vão ser de alumínio, não tem como correr

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    3. Bloco de alumínio e economia BURRA, SOFRI E NUNCA MAIS BLOCO ALUMINIO.

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  7. Então para o uso do GNV os motores de ferro fundido são melhores por aturar temperaturas mais elevadas?

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  8. Quais os carros que ainda usam motor de ferro fundido?
    Desde já agradeço.

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    1. Vi em uma publicação que o fox só que já tá pra sair de linha

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    2. FORD KA É UM DOS ÚLTIMOS CARROS MODERNOS QUE CONTINUAM USANDO BLOCO DE FERRO FUNDIDO. atenciosamente, Wilson Braga Jr.

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  9. Qual e a composição do motor 4m40 da mitsubishi

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  10. Olá!! Alguém pode me dizer se bem cuidado um motor diesel em alumínio (l200 Triton nova ) tem a mesma capacidade para rodar mais de 500 mil?

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  11. Não ficou claro, qual é o melhor mais durável o cabeçote de ferro ou de alumínio.

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  12. Esse medo de querer ter um automóvel com motor com bloco de alumínio é besteira! Na Europa ele já era usado desde a década de 80 e no Brasil o primeiro automóvel popular a ter o motor inteiro construído em liga leve de alumínio ou seja,cárter, bloco e cabeçote no ano de 1996 e que era destaque das revistas automotivas da época e entusiastas da mecânica por conta dessa tecnologia moderna que vinte anos depois esta se popularizando no Brasil, foi o Ford Fiesta na versão de acabamento top de linha CLX que vinha equipado com o moderno e sofisticado motor Zetec SE 1.4 16V MPI à gasolina de 88,8 CV de origem inglesa que foi desenvolvido pela Ford Europa na planta de Bridgem no País de Gales junto as japonesas Yamaha e a Mazda da qual também deram origem aos Zetec S de 1.8 16V e 2.0 16V ambos a gasolina que equiparam os demais carros da Ford como os Escort argentinos, feitos na planta de Rosário e da Bélgica no caso do Mondeo sedam e perua e em 1998 no Focus também argentino e logo em seguida vieram as japonesas Honda e Toyota implementando também essa nova tecnologia nos Civic e Corolla e nos dias atuais esta presente no portfólio de diversas montadoras como Volkswagen, Fiat, Renault, PSA e etc a única que no momento ainda usa bloco de ferro fundido é GM nos motores família 1 SPE dos veículos Ónix, Prisma,Cobalt e Spin que tendem em 2020 a dispor de motores de alumínio na nova geração além dos EcoTec que se não me engano já são de alumínio no Cruze.

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  13. Bom dia, muitos mecânicos e eletricistas estão condenando os motores de alumínio. Tenho um ford Ka sedam 3 cilindros, feito nesta composição e já apresentou problemas, pq a vela se fundiu ao cabeçote por causa da temperatura, não acredito que motores de alumínio resistam a tanta pressão como os de liga de ferro. Se eu pudesse relamente escolher, ficaria com os de liga de ferro, estes realmente resistem a pressão, lembrado que estes motores de alumínio não se pode fazer retífica, ou seja, são quase descartáveis. Se puder fugir deste tipo de motor, é bom viu.

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  14. Os automoveis motores diesel 4X4 seguem as mesmas tendencias para aluminio?

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  15. Gostei muito destas informações. Obrigado.

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  16. O alumínio...esfarela com contato com líquido..aquecendo...esfriando ele vai desmanchando....ele é mais leve porque é menos denso...e por isso mais fraco.

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  17. Tive um citroen C3 com bloco de alumínio, com o tempo ele começou a ter vazamento, pois o dono anterior colocava água, e não aditivo, como a rapaz de cima disse, ele começou a esfarelar. Enfim, não teve o que fazer, o pessoal da retifica disse que teria que trocar de bloco, pq não da pra soldar o alumínio. Se fosse ferro fundido daria pra arrumar.

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