Pocket Rockets de hoje

Na outra semana postei um texto que falava dos antigos pocket rockets que marcaram uma geração (  http://maquinasdespidas.blogspot.pt/2013/07/pocket-rokets-old.html  ), hoje venho falar-vos dos fabulosos carros de hoje em dia, automóveis com todo o adn que o desportivismo impõem.


Audi A1 quattro

Apesar de ser um edição especial limitada a 333 unidades, não poderia deixar de salientar este pequeno diabo. O A1 Quattro, a versão mais «Apimentada» do A1, equipada com um motor TFSi de 2 litros e 256cv. O A1 Quattro, conta com tracção às quatro rodas a que as edições quttro já nos habituaram.


A Audi recorreu ao conhecido motor 2.0 TFSi, o mesmo do Audi S3, capaz de debitar 256cv às 6000 rpm e 350 Nm de binário máximo potência esta permanente nas quatro rodas deste rapaz, disponíveis entre as 2.500 e as 4.500 rpm.


Caixa manual de seis velocidades, faz dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e alcançar os 245 km/h de velocidade máxima, limitada. ao que parece os consumos são apenas...8,5 aos 100.


Mini cooper jcw


MINI JOHN COOPER WORKS GP
Motor: 4 cil. turbo 1.598 cc 16V, 215 cv @ 6.000 rpm, 26,5 kgfm 
Transmissão: Seis marchas manual, tração dianteira  
Desempenho: 0 a 100 km/h em 6.3 s, 243 km/h, 16,7 km/l, 165g CO2/km 
Suspensão: Molas helicoidais ajustáveis na frente e traseira 
Peso/material: 1.160 kg/aço
Comprimento/largura/altura: 3.774/1.683/1.393 mm

São estas as especificações deste automóvel intemporal, que transborda energia, com uma velocidade máxima de 238km/h este pequeno desportivo é um devorador de curvas, graças ao seu baixo centro de gravidade, um autêntico "atleta nato" é assim que a mini o apelida. 
O JCW não é um transporte transporte funcional. Esta versão mais desportiva do Mini é muito mais que isso, é um carro divertido mas para gente que sabe o que tem nas mãos. Basta sentar-nos no seu banco e nos primeiros instantes dá para perceber que é diferente. Design, divertimento e desportivismo, é assim que se define. 

Fiat 500 Abarth



O 500 Abarth é mais um “pocket rocket”, nervoso o quanto baste. Abarth: motor 1.4 16V turbo de 160 cv.
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,4 segundos; velocidade máxima 210 km/h. Os seus autocolantes exteriores demosntram que este pequenino trata-se de uma edição desportiva e o simbolo abarth com o típico escorpião, não passa despercebido por onde quer que passe. 


VW Golf GTI


Este é o mais conhecido de todos os apresentados aqui, já vem de uma linhagem lendária, com sete gerações, sempre transportando todo o adn da sigla GTI.
O motor 4 cilindros turbo 1.984 cc 16V, 217 cv, sobe rapidamente de rotações assim que se pisa o acelarador.
Transmissão Seis velocidades dupla embreagem, tração dianteira
Peso/material 1.325 kg/aço e alumínio
Desempenho 0 a100 km/h em 6.5 s, 246 km/h, 148 g CO2/km, 18,5 km/l


BMW M135


O BMW  M135i é a verção mais apimentada do hatchback Série 1. Desenvolvida pela divisão desportiva Motorsport,  traz um motor 3.0 biturbo com seis cilindros em linha e potência de 320 cavalos. 
 Este modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos com velocidade máxima limitada electronicamente aos 250 km/h. A caixa de velocidades é automático de seis, com opção de trocas sequenciais através de borboletas no volante.


Ford Focus ST
Motor avançado EcoBoost de 2,0 litros com 250 cv e 360 Nm de binário. Dos mesmos criadores do Focus RS, do Mustang Shelby GT500. 248 km/h de velocidade máxima e o 0 a 100 km/h faz apenas 6,1 segundos. A Ford diz que o segredo está no detalhes como o controle variável de abertura e fechamento das válvulas de admissão e de escape, o uso de um pequeno turbo de baixa inércia e a pressão de injecção de até 150 bar.

Opel Astra OPC
Com 280 CV e 400 Nm de binário, esta é a promessa da Opel. A Opel prescindiu da ajuda da Lotus para afinar o chassis –  e acreditou no trabalho do Opel Performance Center (OPC) dirigido por Volker Strycek, ex-piloto da Opel no DTM e vencedor das 24 Horas de Nurburgring. Estes homens da OPC esmeraram-se, o escape do Astra faz um barulho absolutamente impressionante, particularmente quando passamos a barreira das 3000 rpm. A direção é rápida e o Astra OPC revela-se rápido e ágil, é um carro impressionante-mente rápido.

Renault Megane rs
 Com potência de 265 cv, um binário de 360Nm, uma relação peso/potência de 5,09kg/cv e uma potência específica de 132,5 cavalos por litro: a pressão da sobrealimentação culmina nos 2,5 bars e a admissão de ar foi «trabalhada» para suportar o aumento das pressões e das temperaturas.
Com estas evoluções, o Mégane RS tem umas performances dos «0 a 100km/h» a serem cumpridos em apenas 6,0 s e a velocidade máxima de 254km/h.


para terminar nada melhor que este video:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.