Pocket Rokets OLD

Pocket Rokets : veículos com enorme carácter  motores potentes e preços acessíveis que oferecem sensações únicas de condução únicas aos seus proprietários

Renault 5 GT Turbo

Face à necessidade da Renault em produzir um pequeno GTi, nasce o Renault 5 GT Turbo. Construído a partir da base do Super 5, o GT Turbo fase 1 aparece em 1985, adoptando uma motorização de 1397cc.
As suas potencialidades eram enormes, já que o chassis (sempre uma referência neste veículo) acompanhava a par e passo este motor com uma mecânica algo antiga mas sempre explosivo, capaz de rivalizar com qualquer GTi dos anos 80 e inicio de 90. A Renault anunciava 7.8 seg. dos 0-100 km/h e velocidade máxima de 205 km/h num carro com 830 kg de peso.
http://www.clubegttportugal.com/


Fiat uno Turbo IE
Qualquer pessoa que nasceu nos anos 80, sonhava com um destes, era a prova que a Fiat sabia fazer carros para rivalizar com outros poket rockets da altura, o pequeno italiano só respondia a partir das 3000rpm, graças ao seu  turbo de geometria fixa, e ia até 6000rpm.
Versão : Turbo ie (phase II)
Potência : 118 cv
Motor : 4 cilindros
Cilindrada : 1372 cm3
Distribuição : 8 válvulas Turbo
Binário : 165 Nm (3500 tr/min)
Transmissão : Tração à frente, caixa de velocidades manual 5 velocidades
Peso médio : 999 kg
Pneus : 175/60/13
Relação potência / peso: 8.5 kg/cv
http://unoturbo12.no.sapo.pt/modelos.htm


Citroen ax gti

Na verdade saíram duas versões desportivas do AX o GTI e GT. Era um automóvel que ficou conhecido por ser extremamente rápido, mas também por ter fama de pouco seguro. Mas em contrapartida era não mais que pura diversão para que o soubesse "domar". Era um carro que em curvas mais rápidas, dava alguns medo conduzir, devido ao seu eixo ser demasiado curtos. Além da sua fraca estabilidade o AX gti não era apreciado pela sua fraca qualidade de construção, mas compensava na sua fiabilidade, o seu "pequeno" motor levava porrada e jamais se queixava!
Peso: 795 kg
SOHC 8 valvulas , 2 por cilindro
1360 cc
101.4 cvs@6800 rpm
120.0Nm
V Max 192 Km/h
http://razaoautomovel.com/2012/04/citroen-ax-gti-the-ultimate-driving-school-2.html

Suzuki Swift GTI
O Swift GTi, vendido entre 1991 e 1995, não foi tão vendido no nosso pais como os demais concorrentes. Ainda hoje ligado á cultura JDM, o Swift ficou caracterizado por ser muito leve (810kg) e com motor de altíssimo desempenho graças a construção em alumínio, duplo comando de válvulas (16 válvulas), injeção multiponto e câmara de combustão de design "penta-roof", com apenas 1.3L, proporcionava 100CV de potência. Suspensão independente e travões a disco nas quatro rodas eram outras características que o definiam como um desportivo compacto puro. As vantagens para com os outros seus concorrentes eram que este ao contrario dos outros, não possuía turbo e mesmo assim tinha performances melhores ou idênticas aos demais; 0 a 100 km/h: 8,segundos e velocidade máxima rondava os 196 km/h.
Apesar de não ter uma distribuição perfeita, era um devorador de curvas, a direcção não assistida era lenta mas eram estes pormenores que faziam dele um old-shooll.
http://www.autoblog.pt/suzuki-swift-gti/



VW Polo G40
Com um motor de 1272cm3 alimentado por um compressor volumétrico, debitando uma potencia de 115 cv (113cv com catalisador) sendo um pequeno desportivo com capacidade para atingir os 200Km/h ou e com acelerações de 8,5 dos 0 aos 100km/h.
A letra G vem do seu compressor parecido com a forma da letra, foi uma alternativa ao anterior que fazia com que o motor sobreaquecesse e o lag fosse tardio.
O G40 era um carro, não muito facil de conduzir, perigoso essencialmente, devido muito ao fraco poder de travagem, mas era um carro que se alterava muito bem e que o fazia alcançar uns 240km/h.
http://www.autoblog.pt/vw-polo-g40/

Peugeot 205 GTI

A versão 1.9 gti  diferenciava-se dos restantes por ter mais cilindrada, apesar de ter existido 1.6, mas as vantagens não eram só o motor maior, o facto de se conduzir lindamente era um elemento a favor, e para mim foi provavelmente um dos veículos hatchback mais representativos dos anos 80. Foi eleito o carro da década pela revista Car Magazine em 1990. As rpm iam até ás 6000, a versão 1.9 calçava uns pneus 195/50, travões de disco ás quatro rodas e  suspensão independente nas quatro rodas, coisa pouco usual na época. Ficando conhecido também no mundial de rally onde foi uma verdadeira lenda.

Honda CRX 
Honda CRX ainda hoje não é indiferente por onde passa. Este desportivo compacto com tracção dianteira teve varias gerações; sendo que acatual hoje em dia é chamada de CR-Z sendo um híbrido.

Motor com 4 válvulas por cilindro, suspensão de duplos triângulos sobrepostos às 4 rodas e o conhecido sistema de variação de fase VTEC no modelo de topo. O 1.6i-16v continha duas árvores de cames à cabeça capaz de debitar 130 cv às 6800 rpm. As performances eram excelentes - 7.5s dos 0-100 Km/h - sobretudo devido ao baixo peso de 905Kg. Mais tarde saiu o Vtec 150cv as 7600 rpm, VTEC era oriunda da experiência da Honda na F1.
http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=1573.0

VW Golf 1 GTI

Apresentado no salão de Frankfurt a frase de promoção descrevia-o como «O VW mais rápido de sempre», o que não era, de todo, um exagero, pois acelerava dos 0-100 km/h em 9,2 segundos, deixando para trás os rivais. a VW acabara de colocar no mercado.  Nas auto-estradas alemãs também surpreendia todos os condutores de outros modelos desportivos e de berlinas de luxo, que nunca tinham ouvido falar deste VW que agora os ultrapassava. Desde então, o Golf GTI avançou para se tornar no mais bem-sucedido compacto desportivo da história do automóvel, sendo reconhecido em todo o mundo já vai na 6ª  geração.
www.autoblog.pt

Existem ainda outros que mereciam destaque tais como:
Fiesta XR2
MG Metro Turbo
alpine A310

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.