BMW 318is vs Opel Calibra 16v

Andar na moda. Status prioritário para a sociedade dos nossos dias, já nos anos 90 era assim. Ir a Paris de fato e gravata, passando por Milão e Roma, tem que sempre existir um carro que diga ás pessoas quem éramos. No inico dos anos 90 era retomada a tradição dos coupés, e da Alemanha saiam dois bons exemplares, BMW 318is e Opel Calibra 16v. Seguindo filosofias diferentes, mas ambos correspondem á imagem desportiva e luxuosa das suas marcas.

O preço do BMW 318is era de 6050 contos (cerca de 30.000 euros)


Inicio dos anos 90, a moda dos coupés estava de volta, modelos do segmento médio superior raramente não tinham uma variante coupé. No caso concreto da BMW a versão saiu em 1992, cerca de um ano depois da divulgação da berlina da série 3. A Opel por sua vez tinha interrompido a produção de coupés desde o Manta, o Calibra saiu em 1989, sendo um modelo perfeitamente diferenciado dos restantes produtos da marca.

O preço do Opel era de 6732 contos (33500 euros)

Porque coupés?

Em primeiro lugar conciliam agressividade nas suas linhas propulsoras capazes de garantir prestações de carácter mais desportivo. A estética destes dois modelos não deixa ninguém indiferente á sua passagem. Coincidente também é o seu aspecto charmoso e discreto, uma vez que qualquer dos construtores, dispensou -felizmente- a montagem de alerons aerodinâmicos, que poderia desviar a a pureza das suas linhas. Apenas as saias laterais negras demonstram um toque mais desportivo. Neste especifico segmento do mercado á que ter em conta o tratamento aerodinâmico e convém estar bem apurado.

O Calibra sai em vantagem em relação á casa de Munique no que toca ao índice aerodinâmico com apenas 0,29 contra 0,31 reivindicados pelo seu rival.
Isso só resultará em menores consumos e maior velocidade de ponta, será que é mesmo assim? veremos o quadro de prestações.

Rigor Alemão no Interior 
Um conclusão que podemos logo retirar ao vermos o interior é o rigor alemão que está bem presente em ambos os casos. Desde o nível dos materiais escolhidos, dos acabamentos, equipamento proposto mantém um grande equilíbrio.
O interior do calibra denota semelhanças com o Vectra, diferindo esta familiaridade apenas no volante e na ergonomia dos bancos. Este Bonito Coupé merecia mais...


Computador de bordo, equipamento de som completo, tecto de abrir eléctrico, sistema anti-bloqueio de travagem, fecho centralizado de portas e vidros eléctricos são coincidentes do calibra e no 318is. Mas por seu turno, apenas o Opel oferece limpa vidros traseiro, exclusivo do BMW é a luz de leitura e o saco de ferramentas.

O interior do Calibra é demasiado frio, não se encontrando de acordo com esta categoria do mercado. No entanto o Interior do 318is encontra-se mais de acordo com o seu estatuto, harmonioso design no tablier e painel de instrumentos completo com um volante desportivo da marca.
O design do interior do BMW vai mais de encontro com o seu estatuto.

No espaço reservado ás bagagens a vantagem vai para o BMW (405 litros contra 300 do Calibra), o fundo da mala do calibra não é plano devido á roda suplente, perdendo também aqui alguns pontos.

Comportamento

O comportamento é distinto, entre estes dois coupés, tal facto devido ás filosofias da transmissão totalmente oposta, a BMW cumpria com a tradição de tracção traseira enquanto a Opel procurava a mais fácil FWD.
Em qualquer destas unidades encontraremos comportamentos de enaltecer, com uma vantagem para o Calibra como terá oportunidade de ver mais á frente. Na comodidade a bordo encontramos rapidamente uma boa posição de condução no Calibra, devido á regulação do volante em altura, já o BMW o apoio lateral dos bancos deixa a desejar, a posição no BMW é muito baixa mas não compromete a visibilidade.

O Calibra tem um motor 2.0 de 150 cv de potencia contra 140cv do BMW  - O Calibra responde com toda a fidelidade ao toque do acelerador, mesmo abaixo das 3000rpm a resposta é razoavelmente boa,  as surpresas mais agradáveis vêm depois das 5000 rpm. Ao mesmo tempo as recuperações em quinta, situam-se no plano da evidência, a que não é alheio a boa elasticidade.


Por outro lado o 318is desenvolve mais lento, tanto em acelerações com em recuperações. Tal facto deve-se também ao seu peso e ao seu índice de aerodinâmica menos eficiente, apesar do motor ostentar uma boa curva de binário. No geral as prestações são boas, mas perdendo para o rival Opel.


Resultado Equilibrado
Em zonas mais sinuosas e, principalmente em pisos mais escorregadios, o comportamento do Calibra é mais previsível, devido a puxar ás rodas da frente. Sem duvida que a condução é mais envolvente e exuberante no BMW, ao mesmo tempo que exige uma maior grau de habituação.

O BMW ganha ao Calibra na suspensão, conforto e estabilidade, eficácia em curva, direcção muito assistida e precisa, sistema de travagem ABS, sendo que nestes item os BMW distancia-se.
Na Insonorização o BMW também é melhor.

Em suma, tanto o Opel Calibra como o BMW 318is são duas propostas aliciantes, no segmento dos coupés, de gama média-alta. Apesar da vantagem em prestações pertencer ao Calibra, o BMW contrapõem alguns argumentos de peso principalmente no interior mais amplo e melhor conseguido.


Revista Turbo
Fotos: Adelino Gonçalves
Texto: António Botto. 

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