Bugatti Veyron o rei

Aqui á uns tempos escrevi um texto sobre o que eu acho sobre o Bugatti Veyron, podem ler aqui.
No entanto muita gente criticou o que escrevi, afirmando que o Veyron é na verdade um automóvel que merece crédito, uma verdadeira obra de arte. OK
Sendo que resolvi falar mais do Veyron.

A ideia de construir o Veyron veio da cabeça de Ferdinand Piëch, o ex-chefe da Volkswagen. Depois da VW adquirir a marca Bugatti, ele entrou abrutadamente numa sala de reunião de engenheiros e puxou de um esboço de um desenho e disse: "este é o nosso novo Bugatti. Vai ter 1000 cavalos e ser capaz de atingir 400km\h." E saiu porta fora.
O grupo de engenheiros ficaram todos a olhar uns para os outros de boca aberta, mas missão dada é missão cumprida e resolveram meter mão á obra.

A principio parecia fácil, na verdade foi fácil, porque de inovação não tem nada.
primeiramente arranjar um motor capaz de debitar 1000 cavalos, capaz até era capazes mas ao fim de meia dúzia de quilómetros estava pronto a rebentar.
A solução foi unir 2 V8 da Audi e criar um W16 de 8 litros. Mesmo assim os dois motores não chegavam perto dos 1000 cavalos de potência, então? fácil, espeta-lhe quatro turbos que isso até voa. E assim foi.
Voila, 1007 cavalos.

Ok o motor andava muito, mas ao fim de uns quilometros os motores derretiam devido ao fraco arrefécimento. Arrefecer a besta, fácil, meter uns 10 radiadores devem ser suficientes.

radiadores do Veyron

3 para o motor
1 para os intercoolers
2 para o ar-condicionado
1 para o óleo da transmissão
1 para o óleo do diferencial
1 para o óleo do motor
1 para o óleo que faz mover o aileron traseiro





Depois de o motor estar pronto, os engenheiros pensaram: já está quase - uma caixa de 6 velocidades e está prontinho, mas não poderia ser uma caixa qualquer. A caixa de velocidades foi feita por uma empresa especializada em fazer caixas de velocidades para carros de Formula 1. Mas um Formula 1 não tem 1000cv e as caixas destes carros só têm que aguentar 2 horas.
Foram precisos 5 anos e uma equipa de 50 engenheiros para criarem a caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem que aguentasse a força do motor do Bugatti Veyron.

Ao resolverem este problema, a Volkswagen despachou o Veyron para o túnel de vento da Sauber. Onde surgiu outro problema. Apesar de terem conseguido atingir os 1000cv estavam longe dos 400km\h. E porquê? aerodinâmica.

Para complicar ainda mais a questão a Sauber só tinha experiência com velocidades até os 370km\h (velocidade máxima de um F1). Mas o Veyron tinha de dar 400km/h


Para resolver este problema, surgiu a ideia de um automóvel que modificava dependendo da velocidade.
Em configuração normal, a velocidade máxima é de 375 km/h (limitada). Ao atingir os 220 km/h, os sistemas hidráulicos baixam o carro até uma distancia ao solo de 8.9 cm. Ao mesmo tempo, o aileron traseiro é levantado fornecendo 3425 newtons de apoio aerodinâmico.

Para atingir a velocidade máxima o condutor tem que introduzir a chave especial (com o carro parado), que acciona o modo Top Speed.
Chave especial para o top speed

Mas para estas velocidades extremas, os travões teriam de ser capazes de aguentar. O Veyron usa um sistema de travagem de discos de cerâmica, em que são accionados por 8 pistões de titânio. Resultado: desacelerações de 1.3 g em pneus de estrada. A velocidades superiores a 200 km/h, o aileron traseiro serve de travão aerodinâmico ao apertar o pedal de travão. Resultado: O Veyron trava dos 400 km/h a 0 km\h em menos de 10.



E pneus para esta besta? pneus capazes de atingir e manter os 400km\h sem se desfazerem.
No caso dos pneus que equipam o Veyron, a 400km\h só duram 15 minutos...ao mesmo tempo os 100 litros de combustivel, "evapora" em 12 minutos!

Consumo em cidade - 40L/100km
Consumo condução mista - 24L/100km
Consumo acelerador a fundo - 125L/100 km!!

Para se levar estes carros ao limite são usados pilotos profissionais de F1. O Veyron foi mais rápido com Captain Slow ao volante!

A VW ganha rios de dinheiro não? 
Claro que se quiser este rapaz, vai ter que dar 1 milhão. Mas a Vw gasta cerca de aproximadamente 5 milhões de euros para fabricar um Veyron.
O Veyron é um... buraco financeiro. Ainda é cedo para determinar se a Volkswagen vai ser capaz de compensar o investimento no desenvolvimento destas tecnologias de ponta.

CONCLUSÃO
"É o triunfo da loucura sobre o senso comum, do homem sobre a natureza e da Volkswagen sobre todos as marcas e todos os que diziam não ser possível" - Jeremy Clarkson


Créditos e referências: http://www.4rodas1volante.com/2008/11/o-melhor-carro-de-sempre.html

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