AMG


A AMG Motors é uma empresa que prepara veículos e motores desportivos, vinculada à marca Mercedes-Benz. Foi fundada em1967 por dois ex-funcionários da Mercedes-Benz, com a missão de transformar carros Mercedes-Benz em carros de competição. A sigla vem do sobrenome do sócio Hans Werner Aufrecht, Erhard Melcher e da cidade natal de Melcher, Grosspach.
Foi um nascimento de uma lenda, passados quarenta anos, a Mercedes-AMG é uma realidade no mundo actual dos automóveis. Mais de 20.000 automóveis foram vendidos em 2006. São 18 modelos diferentes criados. No inicio começou por ser apenas uma pequena oficina, hoje tem mais de 750 empregados. Os fatos falam por sí: o mito AMG está criado.

O inicio eram apenas modificados o sistema de escape, suspensão e travões para melhorar o acerto dinâmico do carro, mas o foco principal era a imagem. Por isso havia inúmeros kits estéticos, jantes de liga leve, personalização interior e pinturas especiais. Havia visuais mafiosos.
A AMG facturou imenso a vender componentes estéticos, mais tarde começou a fazer os próprios motores com quatro válvulas por cilindro, mesmo antes da própria Mercerdes.

Em 1984 duas coisas davam-se a conhecer ao mundo, o Mercedes-Benz 190 AMG e um piloto completamente desconhecido. A AMG tornou-se a equipa oficial competitiva da Mercedes-Benz, nomeadamente no campeonato de Turismo Alemão, competição essa onde estava a sempre rival BMW. Ainda em 1984, quando o circuito de Nürburgring foi reaberto, foi realizada uma corrida inaugural. Carros idênticos no grid, pilotados de grandes nomes da F1. Mas na verdade os famosos pilotos não conseguiram superar o então desconhecido Ayrton Senna. Entre 1988 e 1993 a AMG venceu 50 corridas do DTM com o 190E.
 

A AMG seguia a passos largos para o sucesso e em 1986 sai  "übersedã", foi instalado um motor V8 de cinco litros na dianteira de um Classe E W124. Debitava 360 cv, incluía caixa automática e tornou-se o rei das Autobahnen, com um desempenho superior a qualquer outro sedã da época, os numeros? 300km/h Nenhum outro carro tinha tanta personalidade de mauzão, como este. O carro foi o preferido da Máfia, ainda hoje é muito visualizado em filmes de acção.

A AMG continuava a preparar carros da Mercedes, mas a marca alemã parecia ainda não reconhecer o potencial da AMG, por isso havia que envergar por outros caminhos, foi então que surgiu um Mitsubishi, foi apenas lançado no Japão em Outubro de 1989, o 2.0 do Galant recebeu novos pistões, comandos de válvula, molas de válvula em titânio, colector de admissão e reprogramação do motor.


Finalmente 1993

Em 1990 foi um ano importante para a preparadora AMG, a empresa assinou um contrato com a Daimler-Benz AG. A partir daquela data todas as peças e componentes AMG passaram a ser vendidas pelos concessionários Mercedes-Benz. A AMG via bons dias, as vendas cresciam de dia para dia e foi necessário empregar 400 funcionários e uma nova fábrica surgiu.
Em 1993 deixava a linha de produção pela primeira vez um automóvel completamente desenvolvido em conjunto pela Mercedes-Benz e a AMG: o C 36 AMG.

Desde o primeiro C 36 AMG, de então quando falamos em AMG as pessoas, associam essas letras a tecnologia, dinamismo e exclusividade.
Quando um produto é lançado, na versão AMG passa por um processo de desenvolvimento aonde diversas partes como sistema de transmissão, desempenho dos travões, comportamento da suspensão são revistos e modificados para atender a exigência de alta performance que os Mercedes-AMG trazem para os seus clientes.
Mesmo com o processo automatizado que as fábricas têm acesso hoje em dia, os motores AMG são construídos da mesma forma que os primeiros: cada mecânico é inteiramente responsável pela montagem de todo o motor: desde o bloco até o teste no dinamômetro, cada peça é inspeccionada e montada cuidadosamente por mecânicos altamente experientes. No final, cada motor leva a assinatura do seu criador. Exactamente como Da Vinci e Michelangelo faziam nas suas obras.


A AMG mostrava a Mercedes que foi uma boa aposta, e contruiu um SL V12 de 525 cv. Saiu para o mercado em 1995, foi interrompida temporariamente a produção mas em 1998 voltou a ser comercializado com uma nova actualização. Horacio Pagani ficou fascinado com o espetacular motor e decidiu que devia ser instalado no seu protótipo de supercarro, o Zonda. O SL73 AMG era tão excêntrico e caro que apenas 85 foram vendidos.

Competindo entre os maiores deste o início, a partir da década de 1980 uma grande série de sucessos no mundo do automobilismo tornou a marca AMG ainda mais respeitada.Atualmente, podemos ver os novíssimos Classe C competindo no DTM (Campeonato Alemão de Turismo), colecionando seguidas vitórias e com pilotos mundialmente famosos como o ex-piloto de Fórmula 1 Mika Hakkinenn.





"Jamais podes melhorar um Mercedes, apenas podes fazer diferente."
Lema da AMG

Esta de frase Hans Werner Auefrecht, um dos fundadores da AMG, resume o verdadeiro espírito AMG. Assim, todas as modificações dos produto AMG visam dar ao carro uma nova identidade: para-choques, spoilers, rodas, bancos, volante, acabamentos internos. E mesmo com todas essas modificações, uma das principais preocupações é a manutenção do verdadeiro DNA de automóvel Mercedes-Benz: qualidade, tecnologia, tradição e conforto, agora aliados a um desempenho dos autênticos puro-sangue.

A Mercedes-Benz continuou  a lançar grandes máquinas para o mercado com assinatura da AMG, todos eles são exclusivos, velozes e uma autêntica tatuagem no mundo automóvel.



2 comentários:

  1. Olá muito boa noite,
    quero dar-lhe os parabéns pelo seu blog e pelos excelentes artigos. Gostaria de entrar em contacto consigo mas não sei o seu email, o meu é geral@autopress.pt.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa noite, caro Eugénio Mendes
      Antes de mais agradeço o comentário feito
      O meu email é: rikardoroman@gmail.com
      Ao qual já lhe enviei um mail
      qualquer assunto.
      Disponha

      Com os melhores cumprimentos
      Ricardo Ramos

      Eliminar

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.