BMW 123d

A BMW provou, que todos que os motores a diesel conseguem transmitir prazer de condução tal como um motor a gasolina. Longe vão os tempos em que os motores a gasolina eram para automóveis desportivos, este 123d é um puro desportivo. 

Já tínhamos elaborado um post, sobre o BMW serie1, que poderá ler aqui 
O Série 1 é um carro que despertou o espírito do seu antepassado 2002. As suas características; pequeno, ágil e muito e principalmente muito divertido de conduzir.
Mas o melhor de tudo é que agora podemos-nos divertir sem ter de olhar a custos de combustivel, o 123d é muito poupado, devido ao programa Efficient Dynamics da marca Bávara Graças ao Start/Stop e a outros truques, mesmo assim o motor BMW debita 204 cv deste dois litros bi-turbo, anunciando consumos nos 5,2l aos 100, no entanto em condução normal facilmente chega ao 7l.
O sistema bi-turbo já tinha sido utilizado no 535d.

Dois turbos de geometria variável, consegue ter um rendimento superior a 100 cv/litro, pode parecer pouco para um motor a gasolina  mas para um diesel é excelente. "The engine in the 123d is the first diesel with power above the magical 100 Hp/litre." www.auto-motor-und-sport.de
Há motores a gasolina que nem perto! Contas feitas, são 204 CV extraídos às 4400 rpm, um monstruoso binário de 400 Nm a partir das 2000 rpm e uma potência específica de 102 CV/litro, com o limitador de rotações numas improváveis 5200 rpm…

O binário está sempre presente, basta tocar no acelerador e a resposta é instantânea, até nos esquecemos que é um diesel. Bastante rápido para um avarento diesel, o imediatismo do 123d é espontâneo
downshifting. Em altas velocidades, o 123d responde como um V-8, e o seu tempo de passagem de 50 a 70 mph de 6,8 segundo coincide com o do poderoso Audi R8 supercarro. E esta hein?
Com uma caixa manual de seis relações. A BMW anuncia uma velocidade máxima de 238 km/h, e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7 segundos.
Se você pretende comprar um GTI pense duas vezes, pois o 123d consome quase menos 5L e o andamento é muito semelhante ao da versão de 200cv do motor 2.0 TFSI, sim é verdade.
Distribuição 50/50 e tracção traseira, divertimento garantido.
Com distribuição de massas equilibrada entre os dois eixos, 50/50, o BMW 123d é espectacular a percorrer estradas enroladas, devora curvas com toda a naturalidade, muito graças ao seu chassis perfeito mesmo. O 123d curva de forma impressionante, inserindo a frente sem dificuldades e mantendo uma linearidade de trajectória. Se abusarmos, o DTC (controlo de tracção e estabilidade) actua rapidamente. Obviamente que desligar o controlo de estabilidade requer alguma consciência principalmente em piso molhado. È que os 400 Nm de binário são poderosos e um deslize – uma aceleração a mais ou tocar no travão na altura errada – leva a saídas fortes ou piões vistosos. Mas isso só sucede se abusarmos realmente do 123d, em piso seco é realmente seguro.

Em manhãs de grau zero, o 123d acorda mais ruidoso parecendo-se com um Jetta TDI . E como tudo não é um mar de rosas, o 123d contém a famosa motorização N47, muito mal falada, pelos seus problemas de fiabilidade nomeadamente, problemas de distribuição.
Existem vários tipos de equipamento e opcionais, este é o mais básico.
O interior nada de novo o volante tem boa pega e se tiver bancos desportivos é uma mais valia, além da alavanca da caixa M. A posição de condução é perfeita e a facilidade de a encontrar também. Nos bancos de trás o espaço é quase nenhum. Mas, que interessa isso? O melhor lugar num BMW é o do condutor!! Palavra para a grande qualidade de construção do habitáculo, a que já estamos habituados.


A suspensão é mais dura – o que prejudica o conforto, mas a menos que se tenha uma familia com dois filhos isso será talvez um problema, mas caso você seja alguém que apenas quer desfrutar de um carro, nem vai  ligar a isso.

Conclusão:
Graças a este comportamento é fácil ultrapassar alguns desportivos e dar luta a modelos de outro gabarito.
O 123d é um excelente carro, tanto para o dia a dia como para os fins de semana, com todo o adn desportivo, além disso é muito bonito e se quiser alargar os cordões á bolsa mais bonito pode ficar, peca apenas pelos preços altos de opcionais. O 123d é talvez o melhor motor diesel em pequenos compactos que já vimos sair para o mercado.




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