Carros de sonho até 15.000 euros

  

BMW Z3 

Começou a sua comercialização em Portugal em Março de 1996.
 É um automóvel elegante de dois lugares, com carácter desportivo. Os pormenores são inegualaveis que remontam  às suas origens, ou seja, aos primeiros roadsters construídos pela BMW como é exemplo o 507. Os seus traços harmoniosamente fluídos são inconfundíveis, desde a frente mergulhante, com um longo capô, até às entradas de ar laterais lembrando as guelras de um tubarão. O prazer de condução é notável logo que se entra no habitáculo; a posição de condução baixa, o volante, punho da caixa de velocidades são tudo pormenores desportivos, levam-no a entrar num mundo à parte.

No que toca a motorizações, a gama Z3 oferece 4 motores distintos, mas as nossas escolhas com orçamente de 15.000 euros recaem sobre o bloco 1800 c.c. que debita uns modestos 116 c.v., que diga-se de passagem, não é um carro veloz, faz 10,5 segundos dos 0 aos 100 e atinge 195km/h. È mais um carro para desfrutar de uma viagem e não para grandes velocidades, no entanto a 2ª e 3ª velocidade são mesmo muito boas.
- De seguida, surge o motor de 2 litros que tem para oferecer 150 c.v; 8,9 dos 0 aos 100 e 210 km/h, existe ainda uma motorização 1.9 de 140cv; 9,5 segundos e 205 km/h. Todas as versões têm um nivel de equipamento mais os menos rico.
Quanto ao motor, já se sabe que as motorizações a gasolina da BMW são extremamente fiáveis, a electrónica também não tem nada apontar, a única coisa que deve ter especial atenção é a capota, como é feita de lona, tem a tendência para vincar caso não tenha sido devidamente hidratada. Verifique também por pontos de ferrugem na zona onde a capota fica guardada porque é um ponto de acumulação de água. Pode haver também perda de transparência do vidro traseiro que pode ser corrigida com manutenção especial.
Irá reparar que o Z3 apenas gosta de gasolina 98, sendo que com 95 dá a sensação de engasgar. Deve ter particular atenção ao óleo do motor, opte sempre pela marca recomendada,  

Conclusão:
O BMW z3 é um automóveis que foi pensado a conservar a personalidade dos pequenos roadsters como o 504, que se baseia num bom chassis e prazer de condução e não em carradas de potencia. Foi um carro pensado para quem quer desfrutar de uma viagem com uma boa companhia, e não para pessoas que querem impressionar quem quer que seja. Mesmo depois de todos os anos passados o Z3 é um carro com uma presença enorme, os seus pormenores fazem-no ainda mais exclusivo que o Z4. Será certamente um carro de colecção no futuro.



Honda Civic Type R

Talvez se não fosse o rebaixamento e alguns pormenores, quase que se poderia dizer que se trata de um Civic normal, mas na verdade o Type R acumula 200cv, é um autêntico samurai, solido e pura performance desportiva. È um carro com visual quase discreto, capaz de atingir 235 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, tão rápido quanto o Subaru WRX
È um hatchback, designado EP3, com motor 2.0 litros e controle electrónico de válvulas designado i-VTEC.  Mas mais que a potência, é facilidade de resposta e o poder de aceleração que mais impressionam.
O civic type R foi um carro que foi pensado para ser eficiente e barato por isso em vez da suspensão dianteira do tipo double wishbone era do tipo McPherson mais simples, barato, teoricamente menos eficiente, mas que acabou por deixar mais espaço para o motor. 

O motor: 
A Honda teve como objectivo dar ao publico um carro que nos pudesse oferecer a possibilidade de desfrutarmos de sensações fortes ao volante, sem ter que pagar muito. Destaque para belíssimo motor que respira saúde, fiabilidade a que a Honda já nos habituou.
Graças ao sistema de distribuição variável i-VTEC o funcionamento do motor evidencia uma capacidade de resposta impressionante mesmo nos regimes baixos/médios. Uma vez atingidas as 6.000 rpm, as coisas a adrenalina começa a desempenhar o seu papel,  a rapidez com que tudo se desenrola, o rugido do motor é musica para os nossos ouvidos, refletindo toda a pujança do motor que só termina nas 8000 rotações.
A caixa é de seis velocidades, curtas mas extremamente bem feita, com escalonamento perfeito, permite uma velocidade máxima de 235 km/h e dos 0 a 100 km/h efectuado nuns meros 6,8 segundos.
No entanto foi sempre um carro ligado a coisas menos legais, deve ter em atenção, sendo que aconselho a levar a fazer um check up á marca antes da compra.

O Honda civic é um carro capaz de fazer um milhão de quilómetros se for bem tratado.
Jeremy Clarkson: “Não é o carro mais rápido do mundo, mas pelo preço existem poucas coisas que podem colocar um sorriso tão grande no seu rosto”



Honda S2000

Qualquer desconhecedor de automóveis, ao olhar para o Honda S2000 dirá que este roadster foi fabricado nos últimos 5 anos, mas na verdade já lá vão 13 anos, mas as suas linhas ainda são actuais.
Talvez ao exprimenta-lo não lhe vá agradar, o s2000 é um carro cujo a condução não agrada a todos os condutores. O S2000 ainda é um carro feito á moda antiga, o barulho do motor, a suspensão extremamente dura, é um carro feito para o publico mais jovem, não para alguém habituado ao conforto de um Mercedes Class S. Se tem filhos, não será certamente a melhor escolha, o som irá perturbar os seus filhos que tentam ouvir hip hop através do mp3, o facto de ser descapotável irá destruir o penteado da sua mulher, por isso todos acharam uma má escolha.

Mas depois de uma semana stressante de trabalho, talvez lhe apeteça subir aquela estrada montanhosa para ver o por do sol. Vai deixar-se envolver por um desportivo, irá sentir as rotações do motor a subirem rapidamente e adrenalina a disparar, dois mil de cilindrada e oito mil rotações prontinhas para o que der e vier. São apenas 240 cavalos, mas estes são fortes, criados no duro.
Vai ver que mesmo depois de 13 anos, o charme ainda continua a ser o mesmo, não se esqueça dos oculos de sol.
Se o pudéssemos definir só numa palavra seria; Deportividade
Tracção traseira como deve ser e uma distribuição de peso 50/50. Dos 0 aos 100 são 6,3 segundos e 241km/h, vai ver que irá faze-lo esquecer a semana stressante de trabalho. Consumo? há o consumo são 11,2litros mas valem cada cêntimo gasto.

O que têm que saber antes de comprar: 
- O S2000 é algo "morto" antes das 6000rpm, por isso convida o condutor a pisar no pedal, por isso deve estar atento ao estado do motor e dar extrema importância ao livro de revisões.
- É um carro com todo adn Japonês, por isso fiabilidade está assegurada, no entanto pode haver alguns pormenores que deve ter atenção;
- Caixa de velocidades, deve ser curta e precisa, veja a suspensão quando muito "esticado" em curvas pode apresentar desgaste.
- O motor da capota, deve fechar bem, caso contrário pode ter chassi "trocido" (acidentado) .



Mazda MX5

O Mazda Mx5 é além de desportivo, um automóvel com uma veia requintada. È uma espécie de desportista mas que gosta de vestir bem, numa festa de gala. È um carro pensado para um casal apenas, que pensa em desfrutar da vida ao máximo e claro o MX5 vai proporcionar-lhe imenso prazer.
Os seus faróis escamotaveis dão-lhe um ar clássico, aliado ao seu motor frontal, montado longitudinalmente e tracção traseira.
O MX5 é um dos carros com melhor preço-qualidade-desempenho que se possa comprar.
È um automóvel que tanto pode proporcionar montes de prazer, mesmo sendo a versão 1.8 de 126cv, sendo que existe uma versão mais pujante de dois litros e 160cv ás 6500 rotações, sendo que faz do 0-100 em 9,4 segundos (versão 126cv). Ao contrário do S2000 o MX5 é mais seguro, pois já conta com controlo de estabilidade.

A mecânica é extremamente fiável, mas não descarte o normal cuidado na sua compra; veja se a capota fecha bem, esta ultima não dá problemas de maior, devido ao facto de ser manual. A correia de transmissão, certifique-se que foi mudada a tempo e horas. Não se apaixone á primeira, não deixe de perguntar o que quer que seja, sobre o historia do carro.
O Mx5 não foi um carro criado para grandes velocidades, mas sim pensado para desfrutar da paisagem envolvente enquanto conduz um dos melhores carros de sempre.



Subaru Impreza 2.0 WRX Sportwagon

Talvez o leito que esteja a ler este artigo, se esteja a questionar porque raio não existem desportivos familiares, mas não desespere. Caso tenha uma família o Subaru Impreza é para sí, mas não espere o conforto de uma berlinda alemã. Esta versão SportWagon, á primeira vista parece um Subaru, sim claro, mas não parece nada agressiva, pelo menos a parte traseira. Mas não se deixe levar pelas aparências, pois é uma WRX, sim é uma máquina autêntica, inspirada nos ralis.
No entanto espero que saiba o que tem nas mãos depois de comprar, quatro cilindros, motor boxer, tracção permanente, vai fazer com que você se vá apaixonar pela mecânica boxer.

A parte da frente, não engana, transpira agressividade característica de um Subaru, uma vista mesmo que desatenta ao interior, dá para perceber que estamos perante um desportivo, volante, bancos e pedais.
Tenho a certeza que os 265cv, 5600rpm de desempenho irá fazê-lo sorrir, mas na hora de abastecer vai ficar triste devido á rapidez com despeja o depósito, 16litros aos cem!
Na altura da compra, devido ao seu carácter familiar, podem querer engana-lo; "era de um senhor, que o usava para deslocações com a família"; não se esqueça que vincadamente é um desportivo e estes requerem mais cuidados. Mesmo que a Subaru seja uma marca fiável, as peças são caras devido ao facto de existirem poucas unidades.
Há dos 0 aos 100, são feitos em 6,2 segundos. ;)





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