Porsche 959 vs Ferrari F40


Para algumas pessoas tratam-se apenas de carros rápidos, algo antigos. Para os conhecedores é o auge da potência, emoção e beleza. Aposto que alguns dos leitores, estão a ler este artigo na casa de banho para terem mais privacidade, talvez até se foquem apenas nas imagens e leiam o texto mais tarde.
Encontrar um 959 e um F40 juntos, é a mesma coisa que ir a um bar e encontrar o Kurt Cobain e o Jimy Hendrix completamente bêbados a desafiarem-se para um duelo de guitarras. Ok talvez não, talvez não quisesse dizer isto, mas penso que perceberam o que quero dizer.

Estes dois carros são dos carros mais importantes que a industria automóvel já viu nascer. Talvez você tenha tido a sorte, e saiba do que estou a falar, se você é alguém que nasceu depois do ano 1998 talvez já tenha deixado de ler este texto e me esteja achar um seca. Talvez até diga que o 959 é um 911 feio - a esses só peço a Deus que o perdoe pois não sabe o que diz.
O 959 e o F40 são o super carros da época deles, tal como agora o Bugatti Veyron e o Venon Gt o são actualmente.
O Porsche 959 foi lançado nos anos 80, mais propriamente em 1983. Saiu apenas para o Grupo B, mundial de rali. Mas quando estava pronto a sair do forno a categoria já tinha sido extinta, a Porsche achou que algo assim não se devia desperdiçar, então lançou no Dakar de 86, mas não foi forte o suficiente para terminar a prova.

No ano seguinte, a Porsche não cruzou os braços e ficou em primeiro lugar e segundo. O carro deixou toda a gente, baralhada, foi considerado o carro mais avançado tecnologicamente. A tecnologia do 959 foi usada no 911, já possuía dois turbos, carroçaria de fibras e alumínios, kevlar, jantes em magnésio e tudo aquilo que hoje se usa num super-carro a Porsche já usava nos anos 80.
Dos 0 aos 100? 3,9 segundos. Velocidade máxima? 319km/h, tracção integral  e caixa de seis. Há pois é a Porsche não brincava.
Este carro podia muito bem competir com super-carros de hoje em dia, os 444cv davam uma sensação de segurança, estupenda. Quando chegou ao mercado era só... o carro mais rápido do mundo. Só porque sim. Foi o primeiro Porsche a utilizar tracção integral, com um sistema que permitia distribuir o binário entre os eixos em 50/50 ou 80/20 (traseira/dianteira) e podia ser accionado manual ou electronicamente.

Mas cheios de ciumes, trabalhava arduamente a Ferrari e nove meses depois sai o F40 e roubou a coroa á Porsche. A Ferrari lançou o F40 no seu 40º aniversário, foi talvez ou quase de certeza o melhor carro que a Ferrari fez até ao momento. Motor V8, 478cv, biturbo e 324km/h a tracção traseira. Tudo foi pensado ao pormenor, as janelas eram de plastico ultra leve. Era o Orgulho de Enzo Ferrari o criador e pai da Ferrari.
À primeira vista, era mais moderno e sofisticado do que o 959, isso também porque a Porsche sempre teve um visual mais conservador. Mas nem só, o F40 até que nem era muito de dar nas vistas, o interior claro, as portas eram fechadas através de uma espécie de tecido vermelho, nem carpetes havia sequer, todo o material interior era de aluminio e kavlar, com objectivo de poupar peso, a Ferrari claramente ficou obcecada com o peso. Teria que a todo custo ser melhor e mais rápido que o Porsche.

Era um interior cru, forte, era como um soldado que não se importa com cicatrizes ou com a imagem hollyodesca, era algo criado para ter apenas um objectivo. Alias a caixa de velocidade, quase que se podia comparar a uma arma de fogo, cada vez que engrenávamos uma mudança, ouvíamos um "crack" como se estivéssemos a puxar a culatra a uma arma. Pesava apenas 1100kg e puxava até ás 7000rpm, sempre com toda a raiva, dos aos 100? 3,8segundos dos 0 aos 200 era apenas feito em 11s. Cada F40 que a Ferrari vendia, perdia sempre duas vezes mais.
Foi o primeiro carro de estrada, a bater os 320km/h, era como ter um F1 nas mãos. Como qualquer Ferrari de hoje em dia o som era... alto, mas ao fim de meia hora com o F40 tinha-se os ouvidos a zumbir.

O F40 e o Porsche 959 foi um duelo de gigantes, que ficará sempre para a história. Exóticos puros e apaixonantes, capazes de arrepiar qualquer nerd ou ambientalista.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.