Um Brasileiro e o seu Alpina 2002 Ti

Henrique, é um entusiasta brasileiro e leitor do site Petrolicious, portador de uma colecção maravilhosa de máquinas, é pai diz ser um bom homem. 
Dos muitos carros antigos fantásticos que possui no seu estábulo, existe um lindo Alpina 2002Ti, que salta logo á vista. Considera-se um dos maiores entusiastas do Brasil.



Q: Conte-nos um pouco sobre o seu 2002. 

R: Este é um carro muito especial, porque é um Alpina original, foi construído para as pistas. O seu primeiro proprietário foi um piloto brasileiro Andreas Mattheis. A história deste carro está toda registada desde novo e teve apenas quatro proprietários. Em 1969 a Alpina construíu 20 carros, que foram rapidamente vendidos. É a única Alpina no Brasil, que eu saiba. Este carro esteve duas vezes na Alemanha para ser restaurado e testado em Nürburgring. Ainda temos as credenciais da pista! Em 2002, participou no Tour Baviera, na Alemanha, um evento especial para celebrar a Série '02.

Q: Como está o mundo dos clássicos aqui no Brasil?
A: Esta crescer, não tão sofisticado, mas esta crescer. Temos muitas reuniões, feiras e clubes. Mais recentemente, temos vindo a desenvolver vários comícios que eu aprecio, porque eles permitem uma boa oportunidade para se conduzir estas máquinas. Eu prefiro conduzir clássicos, do que apenas aprecia-los.

Q: Como é a sensação de conduzir um Alpina? 
R: É muito divertido de conduzir, porque é um verdadeiro carro de pista vintage. É muito duro, muito forte. Os assentos, o ruído, o cheiro, a caixa de velocidades Getrag ... Desde o momento em que se abre a porta sabe-se que se está num carro de corrida vintage.

Q: Como é que as pessoas reagem ao ver este 2002 ti? 
R: Muita gente não tem olho para apreciar os pequenos detalhes, a maioria julga ser um mero BMW classico. Mas para os entusiastas apreciadores, especialmente aqueles que conhecem a Alpina, é definitivamente algo especial e único.

Q: O que é que você adora mais no carro? 
A: A engenharia, que esta naquele motor; a dupla Weber 45 º, uma música de corrida agressiva, verdadeira melodia,  que oferece 170 HP num carro muito leve.

Q: Existe alguma coisa que você gostava de mudar no seu carro? 
R: Algumas pessoas acham que eu deveria pintar de outra cor, mas eu gosto assim. Claro que para algumas pessoas não é um carro "show", mas a originalidade é mais importante do que mostrar prontidão. Isso nunca vai mudar.

Q: Não deve haver muitas paisagens tão deslumbrantes e surpreendentes como as do Brasil, será que nos pode contar um pouco sobre essas estradas? Qual a sua estrada favorita para conduzir? 
A: Há incríveis estradas para conduzir aqui no Brasil, mas o país é muito grande para chegar todos elas e as condições das estradas são frequentemente pobres. Camiões são o principal meio de transporte e compartilham as estradas com os carros. Uma boa oportunidade para conduzir com entusiasmo é em ralis como o brasileiro Histórico 1000 Miglia.
Q: O seu 2002 tem sofrido muito restauro?
R: Tem sido parcialmente restaurada, mas geralmente as peças são originais. È minha desde 2009.

Q: Existe algum trackday no Brasil que você costuma ir?
A: Existe sim um trackday no Brasil, mas nunca fui a esses enventos, preferiro correr em ralis e passeios locais.



Q: Você têm mais carros interessantes? ou algum que gostava de possuir um dia? 
R: Sim, mantemos uma colecção focada em BMWs e outros carros desportivos leves, dos anos sessenta e setenta. Quanto a BMW's  temos um  635CS  de 1978 preparado pela Hartge com carburadores triplos e quase 300 cavalos de potência, bem como um  3.0CSi de 1973, um 2002tii de 1970, e de 1996 possui-mos um Z3. O carro mais interessante da colecção, no entanto, não é um BMW, mas um carro desportivo brasileiro raro baseado na mecânica DKW, que está actualmente em fase final de recuperação. Estes carros podem ser vistos em oacervo.com , site é em Português.

Q: Algo que gostava de nos contar. 
A: Sobre a ajuda de dois amigos, o meu pai, James, e meu amigo Rodrigo. Gostamos de ter alguns modelos, possui-los durante algum tempo e por vezes temos de vende-los para financiar o resto da colecção. È algo muito especial, um hobby do meu pai.
Todas as fotos e texto pertencem a http://www.petrolicious.com
Tradução: Ricardo Ramos


3 comentários:

  1. Achei legal a matéria, mas o português está triste... Só uma dica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Felipe
      O Português é português de Portugal, que por sua vez é diferente do brasileiro, logo existem palavras que lhe podem parecer estranhas.

      Obrigado

      Eliminar

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.