Type R

Os especialistas dizem ser autênticos carros de corridas, mas que têm a particularidade de poderem ser usados em estrada. Este Blog orgulha-se de lhe mostrar a história de um Símbolo, de um culto. Type R
São motores puros, atmosféricos, criados para agradar aos mais entusiastas, motores puramente rotativos, com um propósito, agradar aos fãs de automóveis. Para isso os têm que ter os ingredientes todos; Dinâmica, eficácia, performance, baixo peso, boa suspensão, boa transmissão e excelente motor.  Juntos os ingredientes, que foram nunca abandonaram a tradição desde 1992.
As origens do Type R, podem ter nascido com uma lenda, o icônico NSX, um dos carros mais revolucionários de sempre, o carro que fez os italianos vergar perante a engenharia nipônica.

No inicio dos anos 90 a Honda reinava na Formula 1, as sucessivas vitórias vinham acontecer. Mas ambiciosos, os Japoneses decidem fazer um automóvel que fosse capaz de bater o Porsche 911 ou qualquer um Ferrari, teria de ser algo espetacular, capaz de deixar o mundo de boca aberta. Os engenheiros colocam mão á obra, e começam o ambicioso e audacioso projecto NSX.
O NSX teria de ser tão bom, que o grande Ayrton Senna foi chamado para experimentar o carro, dando assim preciosas dicas, para afinação do chassis etc.
O resultado foi um carro, sólido, fiavel, e com um motor espetacular com 274 cavalos de potência de um V6, 3.0 litros com 270 km/h de velocidade máxima e capaz de fazer dos 0 aos 100 em 5,9 segundos. Ainda assim comparando números, o NSX ficava abaixo dos seus rivais.


A Honda decide reunir um grupo de engenheiros com experiência na competição, e diz-lhes que teriam de fazer algo melhor do que o que já estava feito, algo mais radical, do que o modelo de produção normal.
Começaram por retirar peso, começando pelos materiais de isolamento acústico pouparam 120kg, a suspensão foi claramente melhorada, para um melhor comportamento dinâmico. Novas jantes foram implementadas, entradas de ar laterais, e um spoiler traseiro claramente leve, os bancos foram melhorados e desta vez eram mesmo desportivos, com volante desportivo MOMO com boa pega, sem airbag claro está, as agulhas do painel de instrumentos eram amarelos. Uma particularidade era que a traseira estava estampado uma letra, a letra R, estava assim criado o primeiro type R da história.
Foram criadas apenas 483 unidades, entre 1992 e 1995, dos 0 aos 100 em 4,8 segundos e era... espetacular e bonito.

Nos anos seguintes a designação Type R, espalhou-se por outros modelos da Honda, criou assim uma legião de fãs, quem o experimentou jamais o esqueceu. Para tristeza desses fãs os Type R, eram muitas vezes descontinuados, surgindo uma ou outra vez numa geração de um determinado modelo. O Civic foi o modelo mais escolhido para representar, mas o Integra também teve esse privilégio. A Honda sempre disse que não se tratava de uma opção de marketing, como acontece com outras marcas europeias. Foi sempre um conceito verdadeiramente purista.

Integra Type R (1996-2000)

O NSX era um carro espetacular mas a sua produção era extremamente cara para a Honda e pouco acessivel ás grandes massas. Para contrarias isso a marca, decide criar um motor 1.8 litros VTEC claro está, com 190 cavalos de potência, montado num Integra, preparado para a dureza da estrada, saiu assim em 1996. O carro estava para Honda como o WRX estava para a Subaru. Red Line ás... 8900 rotações. O sei "grito" era inesquecível, apaixonante, fazias dos 0 aos 100 em 6,5 segundos e 235 km//h de velocidade máxima. Equipados com bancos desportivos Recaro e com um peso de apenas 1120 kg, com ajuda de um diferencial autoblocante, faziam dele um carro apaixonante. Os mais "esquisitos" criticavam a sua aparência, as rodas demasiadas pequenas, os seus faróis davam-lhe um aspecto pouco racing e muito tímido. Em Portugal este modelo nunca foi realmente reconhecido, não por desconhecimento, mas sim por acessibilidade. Hoje em dia por cerca de 10 mil euros, consegue-se adquirir um exemplar, capaz de o fazer explodir de adrenalina. Mesmo com perto de 200 mil quilômetros a fiabilidade está quase sempre garantida.

Accord Type R (1998-2003)
CH1


A Honda decidiu implementar o conceito Type R, no Accord para mostrar que também as pessoas com família, pais, empresários etc, podiam também ter acesso ao seu direito de se divertir ao volante de um automóvel Honda. O motor 2.2 não dispensava o sistema VTEC, com 212 cavalos ás 7200 rpm, era o suficiente para fazer dos 0 aos 100 em 7,2 segundos e com velocidade máxima 230km/h. Apesar de pesar mais 200kg que o Integra, o Accord compensava com mais 400cc. Os bancos continuavam a ser da Recaro, mas desta vez eram mais "sérios" mais sóbrios por assim dizer, afinal era para outro tipo de cliente, mas não deixavam de ser bastante eficiente naquilo que lhe compete, segurar o condutor.
O melhor de tudo era a sua aparência, um visual que lhe dava o rótulo de lobo em pele de cordeiro. Hoje em dia existem poucos exemplares, e os que existem já contém uma quilometragem elevada, que a fiabilidade nipônica assim permite.

Civic Type R (1996-2000)
Ek9


Os type R começavam a ser conhecidos, e para o publico mais jovem amantes do conceito Pocket Rocket a Honda criou o Civic Type R. A Europa conheceu verdadeiramente o Type R através do Civic, modelo que ficou extremamente conhecido no velho continente. O seu motor 1.6 litros, atmosférico e muito rotativo como manda a tradição. Graças ao seu baixo peso (1090kg), o motor gritava até ás 6000 rpm, mas... até ás 9000 ainda tinha vida e que vida... A partir das 6000 dava-se a entrada do que se chamava "ação do variador de fase".  O volante MOMO recebeu desta vez airbag, os bancos continuavam a ser Recaro, o silenciador foi eliminado do escape, fazendo o som deste carro algo viciante, o que agradou claro a fãs incondicionais da competição. O chassis era reforçado em comparação com os restantes civic, assim como a caixa que neste modelo em particular era mais curta. Números: 6,4 segundos e 180 km/h.

Civic Type R (2001-2006)
EPC


Este Civic surpreendeu algumas pessoas, quando a sua aparencia quase de monovolume familiar, pudesse vir a ter a sigla R. Mas a verdade é que a genética da competição estavam presentes. E melhor que isso , foi que este modelo em particular foi quem deu mais reconhecimento, o sucesso foi imenso. Com um motor de 220cv, embora a seletor de velocidades fosse algo estranho no meio da consola a verdade é que este carro, era melhor que o Golf GTI da época. Às 5800 rpm o famoso Vtec entrava em ação, levando a agulha até ás 8200 rpm. Os numeros falavam por sí, 6,4 dos 0 aos 100, e 235km/h apesar de 1200kg.
Os puristas adoraram-nos pelo seu tempero crú, e som ruidoso, apenas a sua direcção de assistencia electrica lhe tirava algum "feeling" . Também pecava por nao ter autoblocante para o puxar para o interiror das curvas. Ainda assim foi considerado por muitos o Type R mais convincente, a Honda vendia o Type R na Europa como paezinhos quentes.

Civic Type R (2007-2010)
FN2


Em 2006 nasceu a nova geração Civic, com um design futurista e mais radical, tinha tudo para continuar com a genética. Mas apesar disso este Civic não era conseguia fazer frente á concorrência no feeling de condução, no que toca ao rendimento, infelizmente também não. A suspensão era menos sofisticada e isso fez com que perdesse alguns pontos.Durou até 2010 e desde ai que esperamos por um novo Type R, que parece estar em fase de protótipo, e desta vez vai ser turbo.
A aparência conquistou mas o feeling de condução decepcionou alguns fãs. O melhor de tudo era os bancos e a sua envolvencia. Esperamos que o próximo Type R, possa trazer melhor suspensão especialmente traseira, e melhor sistema de travagem, visto que esta deformava cedo.

Se gostou deste Post, não perca o próximo!
falaremos sobre o novo Civic Type R 2015.


Fonte: Revista Turbo Abril 2014
Antonio Amorim
Adaptação: Ricardo


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.