Fiabilidade automovel - as mais fiaveis


È bem possivel que alguma vez já se tenha perguntado sobre qual a marca de automoveis mais fiavel  mecânicamente.
Existem dois tipos de compradores;
- Os que compram um carro e o vêm como um mero meio de transporte, que será trocado por outro, ao fim de 5 anos;
- Os que compram com vista numa aposta a longo prazo, para fazer muito quilometros, durar muitos bons anos e passar para os filhos;

Para estes ultimos a escolha de um automovel recai muito sobre a componente da fiabilidade. Em tempos de crise, não queremos um carro que ande sempre na oficina. Queremos que o automovel nos sirva. Não que ande sempre encostado e nos leve á falência.

Nos ultimos anos têm havido uma grande quantidade de estudos, que envolvem a fiabilidade automovel. Uns mais rigorosos que outros, mas no geral consiste em entrevistar uma serie de proprietarios e estes dizerem bem ou mal do seu automovel, por outro lado existem os testes de longa duração, que consiste em saber quantos modelos automovel de uma determinada marca, passaram os 300.000 quilometros etc.
Nos testes que tivemos acesso, que circulam ai pela internet, podemos no geral constatar que o pódio é quase sempre constituido por marcas japonesas, Toyota e Honda e Mazda estão na maior parte das vezes nas 5 primeiras, dependendo de teste para teste.
Estudo 2014 feito pela DECO

Por isso fizemos o nosso proprio estudo, analisando outros estudos já existentes e fizemos um apanhado geral do que se passa no sector automovel, nomeadamente na questão da fiabilidade.

No entanto alertamos o leitor, para não generalizar! A fiabilidade pode ser uma questão de "sorte" um modelo com problemas crónicos, pode nunca ter dado qualquer problema num determinado proprietario e pode também acontecer o contrário, em que um modelo considerado fiavel seja um poço de problemas num outro proprietario diferente .

O nosso estudo

No nosso estudo chegamos a conclusão que as marcas mais fiaveis continuam a ser a japonesas, Honda e Toyota.
No entanto muitos recall's da Toyota deixam por vezes os clientes na duvida.

 Motores a gasolina têm dado menos problemas, nomeadamente os diesel com filtro de particulas são os que mais queixas levantam. O filtro de particulas, em alguns modelos, exerce uma contrapressão dos gases, chegando até a afectar o próprio turbo.

A Nissan apesar de ser uma marca japonesa, desde que se aliou á Renault têm perdido alguns pontos no que toca a fiabilidade, apesar das suas vendas subirem de ano para ano. Ponto muito bom para o Nissan X-trail 2.2 fabricado entre 2007 e 2010.

A Dacia é uma marca que merece aplausos neste campo, é uma marca relativamente recente que têm primado pela ausência de problemas, o próprio site da Dacia, já faz publicidade á sua fiabilidade. Se está pensar comprar um SUV, consider o Dacia Duster 1.5.

A Renault têm pontos a seu favor nos motores a gasolina, os mais citadinos tal como o Clio e Twingo têm mostrado grande resitência.Os motores diesel, têm tido alguns problemas.


A Mercedes que era um autêntico carro de combate nos anos 90', primava pela preferência dos taxistas, têm perdido alguns pontos ao longo desta ultima decada, nomeadamente problemas de motor, injetores e motor em sí, as maiores queixas vão para os motores que se incendeiam sozinhos. Colmatando estas lacunas não temos duvidas que a Mercedes não deixa de ser uma excelente marca que prima pela qualidade. Nos outros periféricos como; ruidos parasitas precoses, problemas de pintura, defeitos chapa etc, é das melhores a nivel de qualidade. No entanto é bom referênciar os Mercedes class C de 04 a 07 que se têm demostrado bastante fiaveis.
O motor 30d e 35d têm sido muito fiavel

BMW têm perdido alguns pontos ao longo dos anos tal como acontece com o geral das marcas alemãs. Um modelo que merce destaque é o motor 30d e 35d que equipa tanto os serie 5 como serie 3, é um motor extremamente fiavel que no que toca aos diesel é possivelemente o mais resistente e robusto motor. Os motores a gasolina no geral também tem uma nota mediana, sem grandes problemas assinalar a longo prazo. Já a marca bávara, peca nos motores 2.0d com designação de motor N47 (143cv e 177cv e alguns 184) que têm sido um motor problemático, desde a sua instalação.

Volvo, a marca Sueca instalou-se á pouco tempo no nosso pais, mas tem boa fama de fiavel. O serviço pós venda têm que ser melhorado. Tirando os modelos que vêm equipados com motor de origem Peugeot que algumas queixas, os de origem Volvo original, são bastante fiaveis. Se está pensar em comprar volvo considere a V60 com o motor 163cv, 5 cilindros e 400nm. Não se vai arrepender.

Fiat, a marca italiana assim como as associada Alfa Romeo teve muitos problemas outrora, no entanto hoje em dia a marca têm se esforçado bastante para colmatar esses problemas. Os motores Fiat hoje em dia são no geral fiaveis, ponto fraco apenas para a qualidade de alguns materiais, assim como alguns problemas electricos.
Seat Toledo 2001, bom exemplo de fiabilidade

A Skota e a Seat são duas marcas associadas ao grupo VAG, que têm merecido a confiança dos portugueses nos ultimos anos. A nossa vénia vai para o modelo da Seat Toledo 2001, que apesar de já não vir com essa motorização, foi um modelo com grande destque em toda a europa atingindo boa pontuação a nivel mecâncio.
A Skoda no geral, tem aumentando a sua qualidade dos materiais de ano para ano, sendo uma boa concorrente ás marcas mais generalistas.

Audi/VW: São marcas que têm sido como preferidas dos portugueses, apesar de terem saído uns modelos problematicos, o caso do Golf IV 1.6. No entanto a nota geral é satisfatória. Recentemente têm saído para o mercado novos motores, que ainda é impossivel fazer um apanhado da quantidade de problemas. Esperamos que continuem a primar. Pontos positivos para o Golf IV 1.9 tdi e Audi A6 b4 e A4 series B4. Fuja dos motores 1.4 TSI.

Citroen nunca ocupou os lugares lá de cima, mas reconhecemos que os seus modelos têm vindo a ganhar qualidade. No que toca a problemas, não são graves ao ponto de levarem o proprietario á falência, mas aparecem com mais ao menos regularidade, mas faceis de resolver no geral. O citroen C3 picasso 1.6 (2008-2013) têm sido um bom carro.



No geral o pódio é japonês a Hyundai e a kia têm vindo a conquistar os portugueses nos ultimos anos, mostrado-se com motores bons e robustos e com design´s apelativos. Aos poucos têm vindo a subir!
No entanto são marcas que vão ter um futuro promissor á sua frente, a questão da garantia são um ponto chave para isso.
Quantidade de automoveis que ultrapassaram os 300.000 km

Testes de fiabilidade:
DECO
Warranty Direct
Auto Bild

1 comentário:

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.